Por que a apneia é imprescindível para a segurança dos surfistas

Matheus Hunoff
Comments are off for this post.

O que é e qual o objetivo da apneia?

A apneia é muito importante na prática do surf e pode até salvar a vida dos atletas. Porém, não se trata da prática comum de suspensão momentânea da respiração e sim de uma adaptação para as necessidades dos surfistas.

Para se ter uma ideia, em 2013 a surfista Maya Gabeira sofreu uma queda quando estava em uma onda muito grande em Portugal e, graças às técnicas de apneia, não teve grandes problemas.

O controle da respiração é fundamental para o bom rendimento na prática de esportes radicais como o surf.

A apneia é a parada temporária ou a diminuição da respiração que acontece durante o sono. A pessoa com apneia precisa acordar várias vezes para respirar, roncando e se sentindo cansada depois de acordar, o que caracteriza um mal crônico que precisa ser tratado.

Já a apneia do surf traz benefícios para os praticantes. Ela ocorre com a suspensão da comunicação entre o ar e as vias aéreas e pulmões durante um momento, principalmente quando o corpo já está totalmente submerso. Durante esse período, o indivíduo tem apenas a respiração do pulmão disponível.

Dessa maneira, é possível ficar um tempo maior embaixo d’água, sem correr risco de afogamento. A técnica também é usada na prática de outros esportes aquáticos, como o stand up e o kitesurf.

Quem deve fazer apneia?

Como já mencionado no tópico anterior, todos os esportistas que praticam modalidades aquáticas podem fazer apneia.

Além disso, mergulhadores e pescadores podem se beneficiar dessa técnica, e falando em pesca, vale ressaltar que a modalidade submarina é bem-sucedida em grande parte por causa da apneia.

E não é só isso. Todas as pessoas que desejam ter um melhor domínio de seu corpo na água precisam e devem aprender essa técnica, que acaba sendo uma maneira de espantar qualquer tipo de medo ou receio que possam surgir diante de situações atípicas.

A segurança é sentida logo nas primeiras tentativas, pois o indivíduo estende os limites do próprio corpo, tendo mais segurança para a prática de seu esporte e até mesmo para estar dentro da água.

Como treinar apneia?

A principal recomendação para quem deseja treinar apneia é buscar a orientação de um instrutor de apneia profissional.

Você pode desenvolver a técnica em casa, porém, deve seguir as orientações de um especialista para alcançar o controle da respiração e conseguir aproveitar todos os benefícios que apneia proporciona.

A apneia precisa de tempo para ter o devido domínio e começo da prática no surf. Por isso, é fundamental realizar os treinos com muita concentração para melhorar cada vez mais a capacidade de controlar a própria respiração.

Se você não tem tanta familiaridade com a água, é recomendado treinar a seco no início. Depois de algum tempo, você poderá treinar em uma piscina antes de ir para a praia.

O treino em piscina é uma das etapas antes de chegar à prática no mar.

Quando já se tem uma prática, o ideal é treinar in loco, ou seja, no mar. Porém, nem todos têm a possibilidade de estar próximos à água a todo momento. Mesmo assim, é possível treinar a seco ou mesmo em uma piscina. …

O mais importante é se comprometer em aprender e não desistir nas primeiras dificuldades. É necessário ter paciência e persistência para aprender de forma eficiente e usar a apneia na prática do surf.

Se você é iniciante, deve começar treinando o corpo para se acostumar a ter mais fôlego. Não é a apneia propriamente dita, mas sim um exercício que facilitará as etapas seguintes.

A cada minuto, respire por 40 segundos normalmente e prenda a respiração por 20 segundos.

Não se trata de tapar o nariz com os dedos. Comece desde já a prender a respiração sem o auxílio de nenhuma parte do corpo.

Em um determinado momento, você fará esse exercício naturalmente. Quando isso acontecer, aumente de forma gradual o tempo em apneia, primeiramente em 25 ou 30 segundos (com 30 ou 35 de respiração), em seguida em 40 (com 20 de respiração). O objetivo é chegar aos 55 segundos de aplicação da técnica.

Em seguida, faça os mesmos exercícios em uma piscina. Se ainda se sentir desconfortável em estar com o corpo totalmente submerso, pode treinar na parte mais rasa, aumentando a profundidade posteriormente.

Não é necessário ficar ansioso(a). O ideal é praticar o máximo possível para ter segurança. Se precisar, recomece com 20 segundos de apneia e 40 de respiração e vá aumentando o tempo progressivamente.

Depois de explorar a piscina de todas as formas possíveis, você pode ir para o mar e praticar a apneia no surf.

Quais os principais benefícios da técnica?

De maneira bem resumida, você já viu como a prática da apneia pode ser benéfica para os surfistas.

O surf é um esporte que exige o domínio de várias técnicas, entre elas o controle da respiração em momentos de maior adrenalina.

Portanto, é importante saber quais são os principais benefícios que a apneia proporciona, começando pela melhora no desempenho dos atletas de modalidades esportivas radicais.

Autoconfiança

Principalmente se você for um(a) surfista iniciante, aprender a técnica fará com que você entre na água muito mais confiante e preparado(a) para enfrentar as ondas.

Dominar a apneia traz uma confiança maior para o surfista e, consequentemente, uma melhora em seu desempenho.

Dessa forma, você vivenciará novos desafios no esporte de maneira consciente e com riscos calculados.

O medo de errar praticamente desaparecerá e você passará a se cobrar menos por melhores resultados, pois eles serão alcançados naturalmente em decorrência da autoconfiança.

Fortalecimento dos músculos

A prática da apneia proporciona o fortalecimento dos músculos. Isso acontece porque a quantidade de oxigênio liberada é menor do que o habitual, tendo como consequência uma melhor metabolização de ácido lático.

 

Como se não bastasse, o transporte de oxigênio é feito mais rapidamente para o organismo em função do aumento da quantidade de glóbulos sanguíneos.

Aumento da concentração

Esse pode ser considerado mais um motivo pelo qual há um aumento do desempenho dos surfistas.

Nos próprios treinos, há um trabalho constante para o aumento da concentração. Isso tem efeitos positivos não só no surf, mas também na prática de outras modalidades e até mesmo fora das atividades de lazer, especialmente no que diz respeito ao controle do estresse da vida profissional.

Emocional estabilizado

O treino e prática de apneia tem bons resultados até mesmo com a perspectiva emocional do surfista. Durante o processo, o corpo libera endorfina, uma substância que promove a sensação de bem-estar e diminui as dores nas articulações.

A endorfina tem uma ação analgésica bastante vigorosa. As sensações de conforto e alegria já podem ser sentidas assim que a substância é liberada. Além disso, o humor melhora de modo notável.

Autoconhecimento desenvolvido

Esse benefício está um pouco relacionado com os anteriores. As sensações de bem-estar, somadas à autoconfiança e à melhora do aspecto emocional, fazem com que o surfista se conheça melhor e possa verificar seus pontos fortes e fracos com muito mais clareza.

Conhecendo a si mesmo, é possível deixar de ter medos e reações diferentes às adversidades de uma forma geral, além de fortalecer a autoestima.

Cuidados na hora do mergulho em apneia

Ainda que a apneia seja extremamente positiva para surfistas, é necessário ter alguns cuidados para evitar problemas com a prática dessa técnica.

Na fase dos treinos, é importante ter sempre um acompanhante para estar presente no momento do mergulho, seja em piscina ou no mar. Estar sozinho(a) pode ser arriscado.

É desaconselhável que pessoas cardíacas participem dos treinos. Pessoas que têm algum tipo de fobia de mergulho precisam tratá-la antes de começar a prática, até mesmo para adquirir mais segurança e não haver recaídas.

Mesmo com todos os benefícios, é necessário conhecer alguns cuidados antes de começar a praticar apneia.

Os treinos de apneia trazem um grande desgaste para o surfista. Dessa maneira, extrapolar o próprio limite para chegar mais rápido ao objetivo (a perfeita prática da técnica) pode ser perigoso e causar o efeito contrário.

Respeitar os próprios limites é fundamental e se comparar com outras pessoas é no mínimo injusto.

O mais importante neste momento é seguir seu próprio ritmo, mesmo que demore um pouco para a conquista dos resultados que se busca com a prática da apneia.

Com essas recomendações e seguindo os treinos, conseguir se beneficiar da apneia na prática do surf será questão de tempo. Com mais resistência, será possível apresentar manobras mais consistentes e alcançar resultados incríveis. Pratique e comprove!

Quer conferir mais dicas sobre surf, além da apneia? Temos outros textos em nosso blog que estão repletos de conteúdo produzidos especialmente para os amantes do esporte, não só em relação à segurança, como também sobre saúde, alimentação, manobras e outros assuntos relevantes.

Não deixe de visitar o site para ficar por dentro das novidades e envie o seu comentário caso tenha dúvidas sobre apneia no surf. Contamos com a sua participação e até a próxima!

Compartilhe esse post

Comments are closed.