Como fazer um treino funcional na praia: exercite-se na areia

Matheus Hunoff
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Viajar para a praia é sempre uma ótima experiência, especialmente no verão. Você se desliga do trabalho, dos compromissos e da rotina da cidade, aproveita para relaxar e, claro, surfar. Porém, os exercícios físicos não podem ser deixados de lado, principalmente em longas estadias. Treinos funcionais na praia são ideais para manter sua rotina em dia.

Além de ser excelente para a sua saúde e preparo físico, a mudança de cenário é um fator motivador e incentivador. Ainda mais para quem é surfista, que busca constante contato com o mar.

Uma série de exercícios como essa pode ser mais um motivo para diversão na areia. Ao mesmo tempo em que você garante um ótimo condicionamento físico, você já se aquecerá para sua sessão de surf.

Mas como fazer um circuito de movimentos que realmente valha a pena e dê resultados? Existem treinos que permitem aproveitar tudo o que a areia do mar oferece?

A resposta é sim, meu brother! A partir de agora, você saberá como fazer um treino funcional na praia, seja para pegar ainda mais ondas ou para simplesmente ficar no shape.

O que é treinamento funcional na praia?

O treinamento funcional, de uma forma geral, diferencia-se dos treinamentos tradicionais por ter seus movimentos baseados no que as pessoas já fazem naturalmente, como pular, agachar, empurrar e puxar.

Dessa forma, os movimentos mecânicos, isolados e repetitivos são bem raros comparando-se com a musculação, por exemplo, em que eles são mais frequentes.

Essa característica atrai muitas pessoas que entendem o fato de um movimento feito com qualidade, amplitude e consciência ser seu maior aliado para viver na melhor forma física e livre das dores.

O treinamento funcional na praia se diferencia apenas pelo local onde é realizado. Mas essa modalidade de exercício físico pode ser praticada em qualquer lugar.

Veja agora como a praia pode ser o palco para esse treinamento. Afinal, nada como a beira do mar para acompanhá-lo na evolução do surf.

Quais os benefícios de fazer o treinamento funcional na praia?

O treinamento funcional tem como maior benefício reeducar o praticante a se movimentar de forma eficiente e correta.

Nessa modalidade, é possível sentir inúmeros benefícios rapidamente, como o ganho de resistência e remada, aumento de força, melhora no equilíbrio e postura, agilidade, mobilidade articular e, claro, condicionamento físico.

É uma excelente alternativa para quem se sente desmotivado na musculação ou em outras atividades convencionais, mas sabe que precisa estar preparado para surfar cada vez melhor. Afinal, o condicionamento físico e bem-estar proporcionado por essa prática é indiscutível.

Os equipamentos são acessíveis e você pode até já tê-los em sua casa. Bolas, cordas e elásticos são muito utilizados nos exercícios. No treino que vou ensinar mais adiante, você não precisará de nenhum equipamento. Basta a sua dedicação.

Como o treino funcional na praia combina exercícios de diferentes habilidades, é possível variar bastante as séries, gerando resultados quase que imediatos e específicos para atingir seus objetivos.

Se você deseja ter mais resistência e remada para pegar mais ondas, ou força e flexibilidade para melhorar suas manobras, esse é o modelo de treinamento ideal para você. E não é só isso: a prática traz movimentos que definem a musculatura, reduzem o percentual de gordura e ainda auxiliam na perda de peso.

Mas, se esse treinamento pode ser praticado nos mais diversos locais, a praia pode ser um diferencial? Com certeza! E não é só por conta da motivação. O sol faz com que os músculos estejam mais quentes, diminuindo as chances de se lesionar.

As vantagens não param por aí. A areia também faz muito bem ao corpo, pois andar ou correr nela faz com que 70 mil terminações nervosas na planta do pé sejam estimuladas.

Além disso, o fato de estar ao ar livre é importante para que o cérebro receba mais oxigênio — o dobro — em relação ao que receberia um lugar fechado.

Agora que você já sabe que o treinamento funcional na praia faz muito bem ao seu corpo e vai ajudar a evoluir rapidamente no surf, eu vou ensinar um treino completo de apenas 30 minutos, para botar em prática agora mesmo.

Quais são os treinamentos ideais para a praia?

Para extrair o máximo de resultados do seu treino é fundamental saber o que fazer e como fazer. Você aprenderá agora uma sequência de treinamento funcional para a praia que pode ser praticado a qualquer momento, em algum intervalo da sua rotina de trabalho e estudos, ou até mesmo durante as suas férias.

Você verá que, com os movimentos corretos e na ordem certa, você não precisa mais do que 30 minutos de exercícios por dia. Essa sequência é capaz de te levar ao seu melhor preparo físico em poucas semanas.

Veja quais são os benefícios de cada movimento abaixo e, ao final do artigo, assista ao vídeo do treino e baixe sua tabela de treino para praticar sempre que puder.

Yoga Plex

O Yoga Plex é excelente para prevenir lesões e dores nas costas, geralmente ocasionadas por ficar muito tempo sentado.

Como esse exercício trabalha a flexibilidade e mobilidade articular, principalmente da região do quadril e tórax, é perfeito para prevenir lesões e dores nas costas, em especial para quem fica muito tempo sentado trabalhando ou estudando.

O benefício desse exercício vai muito além da prevenção de dores. O aumento de amplitude dos movimentos que você desenvolve a partir do Yoga Plex alivia tensões nos ombros, pescoço e, ainda, melhora sua postura.

Esse exercício por si só é mais completo que alguns treinos tradicionais. Nesse exercício você executará vários movimentos, reeducando seu corpo a se mover de forma inteligente em várias direções.

Burpee Surf

O ambiente praiano serve de inspiração para a prática desse exercício, além de trazer mais motivação para pegar muito mais ondas.

Aparentemente simples de realizar, é excelente para definir a região abdominal, glúteos, coxas e peitoral. Ao lado dos benefícios estéticos, esse exercício é perfeito para você conseguir dropar suas ondas rapidamente, conseguindo se posicionar melhor na onda para começar a realizar manobras.

Popularizado pelo crossfit, é marcado pela movimentação intensa do corpo. Exige explosão, coordenação motora e força, trabalhando uma grande parte dos músculos simultaneamente. É um exercício bastante intenso e excelente para ter mais resultados no seu treino funcional na praia.

Agachamento com salto

Um treino funcional na praia é perfeito para qualquer pessoa. O cenário é motivador e o sol causa inúmeras reações positivas no seu corpo.

Coordenação motora, reflexos rápidos, explosão muscular e mobilidade articular para a aterrissagem. Alguns dos benefícios que esse exercício vai gerar para você no seu treino funcional para a praia.

Esse exercício é excelente para fortalecer as articulações dos joelhos e tornozelos. Você pode começar com saltos mais baixos e aumentar a intensidade do movimento conforme for se acostumando.

Apoio estático de remada

Prevenir dores e lesões nos ombros é essencial para todos os surfistas.

Qual surfista não precisa melhorar sua remada e resistência? Nove em cada dez surfistas gostariam de ter mais resistência e força nos ombros para surfar por mais tempo. Esse exercício é peça chave no treino funcional na praia, por justamente garantir a saúde e potência nos ombros.

Além do fortalecimento e prevenção das dores nessa região, esse exercício é excelente para o fortalecimento dos braços e costas, além de trabalhar o abdômen enquanto você precisa estabilizar seu corpo na posição de prancha.

Prancha lateral com rotação

Se você quer resultados no seu treino funcional na praia, a prancha lateral com rotação é essencial.

Toda a potência que precisa ser gerada para uma manobra ser bem executada no surf vem de um centro de força estável e forte, ou seja, da região abdominal. Esse exercício mistura a estabilização abdominal com uma rotação torácica explosiva.

É um exercício perfeito para dar mais amplitude nas suas manobras e garantir que você seja forte o suficiente para surfar por muito tempo. Se você quer fazer um treino funcional na praia que dê resultado, esse exercício não pode faltar.

A contração muscular que esse exercício requer é capaz de definir uma grande variedade de grupos musculares ao mesmo tempo. Seja mais forte, resistente, flexível e surfe cada vez melhor.

Salto 180 graus

Para realizar boas manobras, você precisa de mobilidade articular e flexibilidade nos joelhos e tornozelos.

O mais positivo nessa parte do treino funcional na praia é que, fazendo esse exercício na areia fofa, você simula as variações de superfície que o surfista enfrenta enquanto está surfando.

Para fazê-lo, é importante ter atenção e evitar a pressa. Aliás, visualizar o local de aterrissagem e utilizar seus braços para girar no ar vai garantir que você extraia os melhores resultados desse exercício.

Um problema comum entre os surfistas que estão aprimorando suas manobras é a dificuldade em finalizar sem cair. Muitas vezes, o surfista consegue executar muito bem um movimento, mas, na hora de voltar para a base, ele cai. A mobilidade articular e flexibilidade das articulações do joelho e tornozelo são responsáveis por garantir que você finalize suas manobras com classe.

Rotação torácica em 5 apoios

As dores no pescoço e costas causadas por ficar horas remando podem ser aliviadas com este exercício.

A rotação torácica em 5 apoios aumenta a amplitude da rotação do seu tronco, o que está diretamente ligado ao posicionamento dos seus braços, enquanto surfa, e a resistência necessária para remar por horas.

É muito simples de ser realizado e possibilita que o praticante evite o desvio postural da região dos ombros ao mesmo tempo em que alivia dores na região cervical.

No entanto, o exercício requer alguns cuidados, para que seu treino funcional na praia gere somente resultados positivos.

Lunge reverso alternado

Seu abdômen precisa ser forte para prevenir que você sofra com dores frequentes nas costas.

Para garantir a evolução rápida e sólida no surf, precisamos garantir a potência dos movimentos das pernas. O lunge reverso alternado vai tonificar sua musculatura das pernas e estabilizar seu centro de força.

O seu core, seu abdômen, é a raiz de toda sua força. Seja para surfar ou simplesmente para ser mais saudável, garanta que essa região esteja forte o suficiente para que seu corpo não compense na região lombar, ocasionando dores frequentes nas costas.

Seu surf depende da sua saúde. Seu corpo e mente são a sua saúde. Desenvolva consciência corporal, equilíbrio e força para surfar mais e melhor.

Os treinos funcionais na praia são excelentes para quebrar a rotina e para garantir um bom condicionamento físico para a prática do surf. Ali mesmo, na areia, é possível fazer tudo isso.

Veja no vídeo abaixo o treinamento funcional na praia na prática, com o treinador Matheus Hunoff, e aprenda como realizar cada exercício. Em seguida, baixe a tabela de treino abaixo do vídeo para levar com você para a praia.

Clique aqui para baixar sua tabela de treinamento funcional na praia.

Para ter mais dicas de como melhorar sua performance no surf, tanto na preparação física, movimento, saúde em geral e na alimentação, leia hoje mesmo os outros textos do blog.

Acompanhe também o conteúdo novo postado regularmente e fique por dentro de todas as novidades do surf.

Comente em caso de dúvidas ou para contar como foi o seu treino funcional na praia, caso já tenha realizado. É sempre motivador, principalmente para outros surfistas, acompanhar relatos e experiências comprovadas. Participe.

Aloha,

Matheus Hunoff

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Comments

  • Marcelo
    09/02/2018

    Valeu Mateus, já estou colocando em prática, já está me ajudando