Como escolher a prancha de surf ideal para iniciantes

Matheus Hunoff
Comments are off for this post.

Fala brother! Você está a fim de pegar boas ondas e está perdido na escolha da prancha ideal? Se liga que aqui neste post eu vou te ensinar como escolher a prancha certa para você!

A primeira coisa que você precisa saber é que as pranchas têm tamanhos e espessuras diferentes e cada uma é adequada ao seu nível de habilidade com o surf.

Sua escolha vai depender do quanto que realmente você domina a arte de surfar, dropando altas ondas e acertando boas manobras.

Depois, se você pegar as pranchas que as lojas vendem, que na maioria das vezes não foram feitas exclusivamente para as suas necessidades e se jogar no mar, você vai não conseguir fazer nada brother!

Isso porque elas são feitas para atender as necessidades do público em geral, digamos assim, quase genéricas. E não são para as suas necessidades específicas.

Escolhendo a prancha certa você vai tirar de letra e pouco a pouco conseguirá sentir o prazer e a sensação de poder ficar em pé, começar a manobrar, gerar velocidade e pegar boas ondas rapidamente.

Sem dizer que cada prancha tem a sua especificidade e indicação. Isso conta muito para você aprender mais rápido e dropar muitas ondas.

Por isso você entender como escolher a prancha de surf e não perder tempo e dinheiro com qualquer uma fará a total diferença em suas remadas.

Se você nunca subiu em uma prancha te aconselho fazer as aulas do Manual do Surfista.

Eu sei o que você sente e entendo perfeitamente o que é se frustrar com aulas extremamente chatas e cheias de teorias. 

O ideal é você escolher um profissional que realmente domina o surf e que vai ensinar todos os movimentos necessários para você nunca mais se dar mal na água, porque tentou pegar uma onda e caiu.

Como escolher a prancha de surf ideal para iniciantes?

Primeiro, antes de seguir para a escolha da prancha, você precisa saber é que ela é medida em pés (’) e/ou polegadas (”).

1 pé = 30,48 cm = 12 polegadas.

1 polegada = 2,54 cm, ou seja, uma prancha de 6’0’’ tem 6 pés e 0 polegadas, que se equivale a 1,82m.

Mas não se preocupe com isso agora. Os dados técnicos de tamanho da prancha serão uma preocupação quando você quiser dropar ondas maiores ou for aprender técnicas para pegar uma onda mais cavada, por exemplo. Agora você precisa se preocupar com flutuação e estabilidade!

Basicamente, se preocupe com a prancha ser capaz de suportar o seu peso e facilitar sua vida dentro do mar. 

Sempre escolha uma prancha que suporte um peso maior que o seu, pois isso proporciona uma maior segurança e estabilidade quando você estiver remando para pegar as suas primeiras ondas.

Vale ressaltar ainda que a flutuação da prancha é medida em litros, ou seja, quanto maior a litragem da prancha, maior será a estabilidade da mesma. 

Mas tome cuidado com a relação do seu peso com o peso da prancha. Muitas lojas não falam isso e o iniciante compra prancha pensando somente no peso. Preste atenção! 

Nas minhas aulas do Manual de Surfista eu ensino essas técnicas com mais detalhes e se quiser pegar o caminho mais rápido e aprender com quem vive e entende é só clicar conferir…

Abaixo, disponibilizo uma tabela que auxilia na escolha da prancha, contudo afirmo que os valores são apenas uma referência. 

A escolha da prancha ideal varia muito de acordo com a sua experiência, onda que pretende surfar, sua altura, seu peso e o seu estilo de surf.

Tabela de litragem da prancha (valores em litros). Fonte: http://www.pro-ilha.com.br/tabela-em-litros

Agora que dei uma pincelada nas técnicas e você entendeu um pouco do que ensino aos meus alunos, vamos aos detalhes para você escolher a sua prancha.

Estilo

Se você já tem um objetivo (estilo) determinado de como quer surfar e do que quer fazer, como remar, dar batidas rasgadas, quem sabe tentar aéreos ou manobras mais radicais, a prancha indicada é a shortboard, ou como muita gente chama, “pranchinha”.

Essas manobras serão realizadas com mais performance usando uma shortboard. Já a longboard é adequada para quem deseja fazer manobras mais suaves, com curvas mais lentas e caminhar até o bico da prancha. A funboard é uma intermediária entre as duas citadas anteriormente.

Para os iniciantes, a longboard e a funboard são ideias. Escolher entre uma ou outra vai depender de como serão as suas tentativas iniciais de surfar. 

Por isso é importante contar com um profissional especializado e que tenha vivência com a prática. 

Geralmente, para iniciantes, a prancha usada nas aulas é disponibilizada pela escola de treinamento, assim você tem a chance de saber qual é a melhor para o seu estilo, antes de investir dinheiro e talvez acabar com a prancha errada.

Frequência de surf alta

Outro aspecto a ser considerado é a frequência com que você pode surfar. Se for uma frequência alta, como, por exemplo, cinco vezes por semana, sua adaptação será mais rápida. 

Por causa das diferentes condições de mar que vai encontrar e seu condicionamento físico será melhor desenvolvido.

Então, você pode escolher a que desejar. Caso a escolha seja a shortboard, o ideal é a de borda mais larga para facilitar a sua entrada nas primeiras ondas. 

Se for a longboard, não precisa ter uma sobra na flutuação e nem bordas mais largas.

Frequência de surf média

Se você não tem possibilidade de surfar quase todos os dias por falta tempo ou mora longe da praia, sua evolução vai acontecer, mas um pouco mais devagar. 

É claro que tendo aulas com um profissional qualificado você nem vai sentir diferença de não ir com tanta frequência à praia. 

Muita gente não gosta da longboard e prefere a pranchinha (shortboard). Neste caso, a opção é escolher uma prancha para iniciantes maior, com mais flutuação e com bordas cheias, como dito anteriormente.

Talvez você ainda não encontrou o próprio estilo de surfe, e isso é normal cara! Nesse caso, te aconselho a escolher a funboard. 

Você vai ficar em pé e começar a pegar ondas muito mais rápido. E assim que começar a evoluir dentro da água, como dropar no pico, você vai encontrar o próprio estilo de surf.

Frequência de surf baixa

Agora vou ser sincero contigo você pode até aprender surf surfando uma única vez no mês ou a cada dois meses, desde que você faça exercícios regularmente e mantenha o seu condicionamento físico equilibrado. 

Embora o processo seja um pouco demorado, com o auxílio de um profissional experiente e a sua persistência, você conseguirá pegar altas ondas.

A escolha para quem não pode surfar com muita frequência é a longboard com um shape versátil. 

Afinal, você vai descer pouco para praia e nem sempre vai poder escolher o tipo de onda que irá surfar.

Como a longboard tem bastante flutuação, você vai conseguir ficar em pé rapidamente. Pouco a pouco vai evoluindo e aproveitando mais o tempo dentro da água.

Quais as principais pranchas usadas por iniciantes?

Há pranchas disponíveis para diversas finalidades. Legendas das cores: amarelo – aplicar parafina; verde – aplicar deck.

Fish

A primeira vista, as pranchas Fish podem parecer um pouco estranhas: mais grossas, mais largas, menores, com um bico largo e uma larga rabeta. Mas essas características que tornam as Fishs muito divertidas para pegar ondas mais cheias.

Shortboard

É o tipo mais comum e mais usado. Desenhadas para realizar manobras rápidas, são pranchas ligeiras, para um surf radical na zona crítica da onda.

Híbridas / Evolution

Pode ser chamada de híbrida ou evolution, são as pranchas intermediárias, entre shortboard e funboard.

Com a rabeta parecida com uma shortboard e área de bico parecido com uma funboard. São estáveis e fáceis de virar, ideais para aprender a surfar.

Suas medidas são: de 6’4″ (seis pés e 4 polegadas) até 6’11” (seis pés e onze polegadas).

Gun

Guns são pranchas grandes, com medida acima dos 8 pés para variados picos de ondas grandes ao redor do planeta.

O objetivo dessas pranchas é ser rápida e firme em linha reta, garantindo um drop seguro e rápido nas ondas grandes.

Dificilmente você verá um iniciante com esse tipo de prancha, mas você já sabe para o que serve caso você evolua rapidamente no surf.

Uma coisa é certa, se você escolher ser o meu aluno logo você estará com uma prancha dessa.

Funboard

Esta é uma das melhores opções de prancha para os iniciantes. Um pouco menor que a longboard, em torno de 7’ (sete pés), a funboard tem bastante estabilidade, porque te permite começar a realizar as primeiras manobras e por causa da boa flutuação, ajuda bastante na remada e entrada de onda.

Longboard

As pranchas de surf longboard são réplicas modernas das primeiras pranchas de surf e permitem pegar praticamente qualquer tipo de onda. 

Continuam sendo muito populares, porque são divertidas para as pessoas que sabem usá-las.

Agora que você conhece um pouco do que ensino aos meus mais de 797 alunos, os tipos de pranchas e suas funções, está na hora de escolher a sua e começar a pegar muitas ondas. 

Você pode aproveitar todas essas dicas e tentar por conta própria, mas os seus resultados não serão os mesmos… A escolha é sua…

Agora, se você quiser caminhar sozinho… a jornada é mais longa e sem a certeza do sucesso. 

É provável que você continue se frustrando pra remar, tomando caldos, caindo da prancha e achando que o surf não é para você… simplesmente porque não decidiu aprender com quem manja…

Caso queira ir mais fundo, se aprofundar nos conhecimentos e aprender a surfar em pouco tempo, conheça o meu Curso Manual do Surfista, onde eu ensino todas as técnicas e dou as dicas mais iradas para você dropar as suas primeiras ondas, ainda que você seja iniciante. 

Em 8 passos simples e práticos eu te ensino a dropar as suas primeiras ondas.

Você nunca mais vai ficar atrasado para remar e ficar com vergonha da galera, simplesmente porque a onda quebrou em cima de você…

Você nunca mais vai chorar escondido e tentar disfarçar o soluço engolindo o seu fôlego com vergonha de si mesmo… e se sentir o surfista mais fracassado da vida.

Aplicando as minhas técnicas você vai ficar em pé mais rápido e terá tempo para manobrar, dropar, acelerar a parede da onda e ter mais controle sobre a sua prancha.

Esse curso não é para quem acha que tudo é na moleza e que não tem compromisso ou força de vontade para sair da zona de conforto. Muito menos para quem quer um macete milagroso ou coisas do tipo…

Independente do quanto que você vai para a praia, com as técnicas que vou te ensinar você vai evoluir rapidamente e também fazer manobras…

Nunca mais vai tomar um caldo feio ou ficar frustrado com a sua prancha porque simplesmente ela não faz o que você quer fazer dentro da água…

Imagine chegar em casa em dia de sol escaldante, pegar a sua prancha, olhar para o mar, ver o brilho do sol e as ondas lisinhas te esperando. 

Agora, se veja entrando no mar e sem muito sofrimento remando até o pico com fôlego, energia e tranquilidade, na certeza de que vai dropar as suas primeiras ondas em menos tempo do que imagina! 

Agora, para você desfrutar dessa realidade você só precisa estar realmente disposto a realizar os 8 passos da forma que eu ensino e já treinei os meus alunos… Aqui não tem enrolação, lero, lero ou conversa fiada…

Veja o depoimento do Gabriel…

Se você pesquisar no mercado, perceberá que a hora de um especialista fica em média de 150 reais, considerando a 1 hora e 30 minutos de aula, você investiria 225 reais. 

Mas como eu realmente quero te ensinar a dropar as suas primeiras ondas, você vai investir somente 147 reais, menos do que uma hora de consulta! 

Em miúdos você poderá dividir em até 12 vezes e pagará míseros 14,32 ao mês! Brother, o valor é tão irrisório que não dá nem para comprar uma parafina!

Veja bem, você vai aprender a dropar as suas primeiras com confiança e habilidade, mesmo que esteja apenas começando

Quero aprender a dropar as minhas primeiras ondas, mesmo sendo iniciante…

O negócio é tão sério que eu firmo um compromisso contigo. Se em 7 dias você achar que o curso não é pra você ou não quiser mais aprender dropar as suas primeiras ondas com confiança e habilidade…

Ainda que seja iniciante, eu PAGO TUDO o que você investiu de volta…

Com os depoimentos e as garantias assim, você já entendeu que o Curso Manual do Surfista contém 8 passos simples, práticos e completos para você dropar as suas primeiras ondas com confiança e habilidade, mesmo que esteja apenas começando.

Com tantas vantagens e garantias, você só tem a ganhar e o risco é zero. 

Está esperando o que para aprender as melhores técnicas? Você só tem 2 escolhas: 

  1. Ou você esquece tudo isso que você acabou de ler e continua se sentindo um fracassado em cima da prancha e está tudo bem.

Mas aí você não vai poder reclamar que não teve uma chance real de mudança porque hoje você teve a melhor oportunidade para dropar as suas primeiras ondas.

  1. Acreditar no que estou falando e confiar no seu potencial e tomar a decisão que você sabe que precisa tomar que é a de adquirir o Curso Manual do Surfista e aprender a dropar as suas primeiras Ondas, ainda que seja iniciante. 

A escolha é sempre sua, basta clicar aqui: Eu Quero Dropar As Minhas Primeiras Ondas.

Neste curso você irá Descobrir Os 8 Simples Passos Para Dropar Suas Primeiras Ondas Com Confiança e Habilidade Mesmo Que Você Esteja Apenas Começando!

Eu te espero lá!

Aloha, 

Matheus Hunoff

Compartilhe esse post

Comments are closed.

Hei brother!

Quer Descobrir Os 3 Passos Simples Para Você Dropar A Melhor Onda Da Sua Vida Já Na Próxima Sessão De Surf ?

... clique no botão vermelho abaixo e descubra agora mesmo!

QUERO DROPAR A MELHOR ONDA DA MINHA VIDA