Como escolher a prancha de surf ideal para iniciantes

Matheus Hunoff
Comments are off for this post.

Para quem deseja se aventurar e começar a surfar, é importante escolher uma prancha de surf adequada para iniciantes. Neste post vamos ensinar como escolher a prancha certa para você!

As pranchas têm tamanhos e espessuras diferentes e cada uma é específica para um nível de surfista.

As pranchas têm tamanhos e espessuras diferentes e cada uma é específica ao nível do surfista. Sua escolha vai depender do quanto você sabe sobre surfar.

Às vezes, encontrar o tipo certo de prancha é difícil. A maioria das lojas vende as pequenas e de pouca espessura, ideais para surfistas experientes, já que são rápidas e muito sensíveis aos comandos do surfista. Ou seja, para quem está começando só vai atrapalhar.

Claro, a intenção é aprender rápido. Justamente para isso acontecer, não se pode utilizar qualquer prancha. Sabendo escolher, não haverá perda de tempo nem de dinheiro.

Então, saber escolher a prancha certa só trará vantagens. Se você nunca subiu em uma prancha, recomendamos fazer algumas aulas de surf. Isso vai lhe ajudar a se conhecer como surfista e a saber como anda seu preparo físico.

Além disso, com um profissional ao seu lado, orientando e explicando as técnicas iniciais, e com uma prancha adequada, você vai evoluir muito mais rápido.

Como escolher a prancha de surf ideal para iniciantes?

Primeiro, você precisa saber que as pranchas são medidas em pés (’) e/ou polegadas (”).

1 pé = 30,48 cm = 12 polegadas.

1 polegada = 2,54 cm, ou seja, uma prancha de 6’0’’ tem 6 pés e 0 polegadas, que se equivale a 1,82m.

Mas não se preocupe com isso agora. Os dados técnicos de tamanho da prancha serão uma preocupação posterior, quando você estiver pensando em performance. Agora você precisa se preocupar com flutuação e estabilidade!

 

Basicamente, se preocupe com a prancha ser capaz de suportar o seu peso e facilitar sua vida dentro do mar. Sempre escolha uma prancha que suporte um peso maior que o seu, pois isso gera melhor flutuação e facilita a estabilidade quando você estiver surfando.

Vale ressaltar ainda que a flutuação da prancha é medida em litros, ou seja, quanto maior a litragem da prancha, maior será a estabilidade da mesma. No entanto, deve-se tomar um cuidado com a relação do seu peso com o peso da prancha.

Abaixo, temos uma tabela que auxilia na escolha da prancha, contudo é importante frisar que os valores são apenas uma referência. A escolha da prancha ideal varia muito de acordo com a experiência do surfista, estilo, altura, peso, dentre outras particularidades.

Tabela de litragem da prancha (valores em litros). Fonte: http://www.pro-ilha.com.br/tabela-em-litros

Depois desses pontos iniciais, vamos aos detalhes para escolher a sua prancha.

Estilo

Se você já tem um objetivo (estilo) determinado de como quer surfar e do que quer fazer, como dar batidas, rasgadas, quem sabe tentar aéreos ou manobras mais radicais, a prancha indicada é a shortboard, ou como muita gente chama, “pranchinha”.

Essas manobras serão realizadas com mais performance usando uma shortboard. Já a longboard é adequada para quem deseja fazer manobras mais suaves, com curvas mais lentas e caminhar até o bico da prancha.A funboard é uma intermediária entre as duas citadas anteriormente.

Para os iniciantes, a longboard e a funboard são ideias. Escolher entre uma ou outra vai depender de como serão as suas tentativas iniciais de surf. Por isso é importante contar com algum amigo ou um professor que possa lhe ajudar a surfar.

Geralmente, para iniciantes, a prancha usada nas aulas é disponibilizada pela escola de treinamento, assim você tem a chance de saber qual é a melhor para o seu estilo, antes de investir dinheiro e talvez acabar com a prancha errada.

Frequência de surf alta

Outro aspecto a ser considerado é a frequência com que você pode surfar. Se for uma frequência alta, como, por exemplo, cinco vezes por semana, sua adaptação será mais rápida. Por causa das diferentes condições de mar que vai encontrar e seu condicionamento físico será melhor desenvolvido.

Então, você pode escolher a que desejar. Caso a escolha seja a shortboard, o ideal é a de borda mais larga para facilitar na entrada das primeiras ondas. Se for a longboard, não precisa ter uma sobra na flutuação e nem bordas mais largas.

Frequência de surf média

Se você não tem possibilidade de surfar quase todos os dias por falta tempo ou mora longe da praia, sua evolução vai acontecer, mas um pouco mais devagar.

Muita gente não gosta da longboard e prefere a pranchinha (shortboard). Neste caso, a opção é escolher uma prancha para iniciantes maior, com mais flutuação e com bordas cheias, como dito anteriormente.

Para quem ainda não encontrou o seu estilo de surfe, aconselhamos escolher a funboard. Você vai ficar em pé e começar a correr paredes muito mais rápido, e conforme a sua evolução acontecer, você perceberá qual estilo lhe agrada mais.

Frequência de surf baixa

Calma! Mesmo surfando só uma vez no mês ou a cada dois meses, você pode se tornar um surfista. O processo será um pouco demorado, mas com certeza sua força de vontade não vai deixa-lo desanimar.

A escolha para quem não pode surfar com muita frequência é a longboard com um shape versátil. Afinal, você vai descer pouco para praia e nem sempre vai poder escolher o tipo de onda que irá surfar.

Como a longboard tem bastante flutuação, você vai conseguir ficar em pé rapidamente. Pouco a pouco vai evoluindo e aproveitando mais da onda e da prancha.

Quais as principais pranchas usadas por iniciantes?

Há pranchas disponíveis para diversas finalidades. Legendas das cores: amarelo – aplicar parafina; verde – aplicar deck.

Fish

A primeira vista, as pranchas Fish podem parecer um pouco estranhas: mais grossas, mais largas, menores, com um bico largo e uma larga rabeta. Mas essas características que tornam as Fishs muito divertidas para ondas pequenas e mais gordas.

Shortboard

É o tipo mais comum e mais usado. Desenhadas para realizar manobras rápidas, são pranchas ligeiras, para um surf radical na zona crítica da onda.

Híbridas / Evolution

Pode ser chamada de híbrida ou evolution, são as pranchas intermediárias, entre shortboard e funboard. Com a rabeta parecida com uma shortboard e área de bico parecido com uma funboard. São estáveis e fáceis de virar, ideais para aprender a surfar. Suas medidas são: de 6’4″ (seis pés e 4 polegadas) até 6’11” (seis pés e onze polegadas).

Gun

Guns são pranchas grandes, com medida acima dos 8 pés para variados picos de ondas grandes ao redor do planeta. O objetivo dessas pranchas é ser rápida e firme em linha reta, garantindo um drop seguro e rápido nas ondas grandes. Dificilmente você verá um iniciante com esse tipo de prancha mas você já sabe para o que serve caso você evolua rapidamente no surf.

Funboard

Esta é uma das melhores opções de prancha para os iniciantes. Um pouco menor que a longboard, em torno de 7’ (sete pés), a funboard tem bastante estabilidade, permite o surfista começar a realizar as primeiras manobras e por causa da boa flutuação, ajuda bastante na remada e entrada de onda.

Longboard

As pranchas de surf longboard são réplicas modernas das primeiras pranchas de surf e permitem pegar praticamente qualquer tipo de onda. Continuam sendo muito populares, porque são polivalentes e divertidas para os que sabem usá-las.

Agora que você já conhece os tipos de prancha e suas funções, está na hora de escolher a sua! Não se esqueça de nos contar como foi pegar onda pela primeira vez ou experimentar aquele modelo novo de prancha. Qualquer dúvida deixe um comentário. Estamos aqui para te ajudar e trazer mais dicas para te ajudar a evoluir no surf.

Aloha,

Matheus Hunoff.

Compartilhe esse post

Comments are closed.