X

Stand Up Paddle (SUP): o que é e por que praticar essa modalidade de surf?

O que é Stand Up Paddle (SUP)?

Esse esporte aquático é derivado do surf, sendo necessário se equilibrar sobre uma prancha e realizar movimentos impulsionados através de um remo. O stand up surf pode ser feito por qualquer pessoa e em todas as idades.

A intensidade do esporte varia de acordo com o local onde está sendo praticado. Dessa forma, o SUP mais leve é feito geralmente em um lago calmo. À medida que o local da prática muda, a modalidade vai se tornando mais complexa. Assim, o SUP pode ser praticado em alto mar, nas ondas do mar ou até em correntezas de rios.

Esse esporte é relativamente antigo, com suas origens remontando às embarcações individuais impulsionadas por remo, muito utilizadas para fins de transporte e comércio nas civilizações passadas.

Possivelmente, o stand up surf mais primitivo foi praticado pelo homem equilibrando-se sobre um tronco, utilizando os braços para a sua movimentação. Entretanto, existem relatos do uso de remos nas mais diferentes civilizações antigas.

Os Cabalitos de Totora, tipo de embarcação primitiva peruana, podem ser considerados o registro histórico mais antigo do stand up paddle, mostrando que os nativos da região já utilizavam essa embarcação feita de junco, datando entre 200 a.C. e 700 d.C., aproximadamente.

O registro mais antigo do stand up surf são os cabalitos de totora, datados entre 200 a.C. e 700 d.C..

A popularização do stand up paddle aconteceu nas ilhas havaianas entre as décadas de 1920 e 1950. Para fotografar e acompanhar os surfistas, os chamados Beach Boys utilizavam grandes pranchas com remo.

Rapidamente isso caiu no gosto das crianças havaianas. No entanto, com o advento de novas tecnologias na fabricação das pranchas de surf, se tornando mais leves e menores, esse esporte caiu no esquecimento, sendo praticado por pouquíssimas pessoas.

Somente nos anos de 1990 é que a modalidade voltou a ganhar adeptos. Laird Hamilton e Dave Kealana começaram a praticar o stand up surf como treinamento, utilizando acessórios mais modernos. Assim, eles mostraram que era possível fazer travessias e, ainda, pegar ondas dessa maneira.

Com a chegada dos anos 2000, o SUP ganhou fama mundial e hoje em dia é visto como um ótimo esporte para o condicionamento físico, seja para os momentos de lazer ou para praticá-lo como uma modalidade profissional.

No Brasil, o stand up paddle começou a ser praticado em 1939, nas águas calmas de Santos, no litoral de São Paulo. Ali, Osmar Gonçalves e Juá Hafers (responsáveis pelo advento do surf no país), praticavam esse esporte para manter o preparo físico.

Vamos apresentar agora alguns dos principais benefícios da prática do stand up surf para os adeptos dessa modalidade.

5 Benefícios para praticar o surf SUP

Aumenta a capacidade de equilíbrio

Ao começar a prática desse esporte, um dos maiores incômodos é ficar de pé na prancha, uma vez que o nosso centro de gravidade precisa se acostumar com o balanço da água. Dessa forma, o stand up surf ajudará a aumentar a capacidade de equilíbrio, evitando futuros tombos.

Ao ficar em pé na prancha e conseguir manter o equilíbrio, os músculos do corpo vão se manter contraídos, melhorando seu funcionamento e aprimorando cada vez mais a estabilidade do surfista.

Devido a esse benefício, o SUP é recomendado tanto para os jovens que desejam aprimorar seu equilíbrio, quanto para pessoas de meia idade e idosos, que estão passando por dificuldades em manter a estabilidade em virtude do envelhecimento.

Outra vantagem é que o SUP melhora a postura do corpo como um todo. Uma vez que o praticante precisa se manter ereto e equilibrado sobre a prancha, ele conseguirá alinhar a coluna, garantido que sua má postura seja corrigida.

O stand up surf ajuda a aumentar a capacidade de equilíbrio.

Trabalha todos os grupos musculares

Como foi dito anteriormente, o ato de se manter em equilíbrio já obriga todo o corpo a ficar contraído. Assim, o SUP é um excelente exercício de desenvolvimento muscular, já que praticamente todo o corpo é requisitado em diversos momentos.

O tronco e as pernas são estimulados conforme o praticante tenta se manter sobre a prancha, enquanto que os braços, ombros e músculos superiores são excitados quando o remo é utilizado.

O SUP é um ótimo exercício, pois estimula todos os músculos do corpo.

Deixa o coração mais saudável

Por ser um esporte que estimula o sistema cardiovascular (como corrida, natação ou treinamento funcional), o SUP melhora o funcionamento do coração, tornando-o mais forte e eficiente a longo prazo. Sendo assim, este é um exercício recomendado para reduzir as chances de problemas cardíacos, como infarto ou AVC.

Graças ao SUP você ficará cada vez mais saudável e seu coração agradecerá.

Auxilia no emagrecimento e alívio de dores articulares

O praticante de SUP consegue queimar até 600 calorias por hora, ou seja, o esporte é excelente para eliminar a gordura extra, enquanto auxilia no desenvolvimento muscular.

É importante destacar que para ter resultados ainda maiores no emagrecimento, é indicado unir o stand up surf com uma dieta equilibrada. É a junção desses elementos que te fará emagrecer rapidamente.

Uma vez reduzido o peso do seu corpo, a pressão sobre as articulações é reduzida, aliviando as dores, principalmente, em locais problemáticos, como é o caso dos joelhos, tornozelos e costas.

Além disso, esse esporte não provoca grandes impactos nas articulações, tão pouco nos ligamentos. Dessa forma, o SUP não provocará inflamações nesses locais. Portanto, esta modalidade, além de fazer muito bem à saúde, não te deixará com aquelas dores incômodas causadas por esportes de alto impacto.

O stand up surf ajuda a emagrecer, definir o corpo e aliviar as dores articulares.

Melhora a saúde mental e reduz o estresse

Já podemos notar a grande quantidade de benefícios físicos que esse esporte proporciona. Além disso, o SUP também é altamente recomendado para a redução do estresse e melhoria da saúde mental.

Ao praticar exercícios, bem como o stand up paddle, o corpo libera endorfina, que está diretamente relacionada com a sensação de bem-estar, prazer, felicidade e relaxamento.

Além do mais, estar próximo da água ajuda a liberar o estresse acumulado no dia-a-dia, criando uma sensação de calma e tranquilidade.

Praticar SUP é uma forma incrível de relaxamento.

Para lançar-se nessa modalidade esportiva é preciso encontrar uma prancha adequada a você, com remos e acessórios de qualidade e buscar o auxílio de um instrutor. Lembrando que para a prática do stand up paddle é imprescindível saber nadar.

Se você ficou empolgado com o stand up surf e gostaria de tirar algumas dúvidas ou fazer algumas sugestões, o espaço agora é seu!

Além disso, continue acompanhando nossas publicações e deixa sua opinião a respeito. Seu comentário é muito valioso.

Aloha,

Matheus Hunoff.

Matheus Hunoff: Meu principal objetivo é ajudar os surfistas e atletas a melhorarem seu potencial no surf com movimentos, exercícios e nutrição. Se você está pronto para começar a melhorar o seu corpo, melhorando o seu surf, tornando-se mais eficiente na forma como você treina e surfa, implementando mudanças físicas e nutricionais positivas, participe do Treinamento Surf Evolutivo TSE3.
Posts relacionados