X

Prancha de equilíbrio: para que serve e quais seus benefícios?

O que são as pranchas de equilíbrio?

As pranchas de equilíbrio são uma opção ideal inicialmente para quem quer praticar esportes com prancha, mas que ainda não tem a técnica necessária, ou está em um ambiente onde não é possível realizar seu esporte.

Também conhecidas como balance board, podem ainda ser utilizadas para outros fins, como prevenção e tratamento de lesões. Além disso, aprimoram o equilíbrio, a estabilidade corporal e o controle dos movimentos.

Esses equipamentos já conquistaram o público brasileiro, o que torna sua prática cada vez mais comum em qualquer lugar do país.

As pranchas de equilíbrio são feitas de uma tábua de madeira maciça, no formato de um shape de skate, e vêm acompanhadas de um cilindro resistente e emborrachado, sobre o qual a tábua se equilibra durante a prática.

Elas são impermeáveis, com uma camada de lixa transparente em cima do shape, o que traz mais aderência e segurança. Além disso, podem ser usadas por qualquer pessoa, independentemente do peso, uma vez que são muito resistentes.

Surfar sem precisar ir à praia? Com a prancha de equilíbrio é possível.

Para que serve?

Feitas, a princípio, para quem gosta de surf e outros esportes radicais, como wakeboard, snowboard e stand up paddle, as pranchas de equilíbrio podem ser utilizadas por qualquer pessoa. Com elas, não é necessário esperar o mar estar ideal e nem mesmo é preciso estar na praia, já que a diversão pode acontecer em qualquer lugar.

Mas, não é só para recreação que as pranchas de equilíbrio são utilizadas. Elas podem ser excelentes aliadas no treino, como acessório para diversos tipos de exercícios, e em um processo de reabilitação de lesões ortopédicas e neurológicas, principalmente nos membros inferiores e na coluna.

No Brasil desde 2010, as pranchas de equilíbrio se tornam cada dia mais presentes na rotina de atletas, tanto amadores quanto profissionais, e aparecem como uma excelente opção para unir a necessária prática esportiva com o lazer.

Esses equipamentos também já foram incorporados em academias, e são utilizados em aulas e treinamentos para potencializar e melhorar exercícios. Nas clínicas de fisioterapia, auxiliam na recuperação de traumas e lesões dos mais diferentes tipos e gravidades.

Diversão, treinamento ou fisioterapia? Com a prancha de equilíbrio é possível obter os três.

Quais são os benefícios para o surf?

Diversão

A prancha de equilíbrio proporciona momentos de lazer entre amigos e família, mesmo em dias sem ondas. Democrática, não traz limitação de uso, seja por idade, sexo e nem peso. Dessa maneira, é indicada para todos os grupos.

Desafio

Com a prancha de equilíbrio é possível realizar diversas manobras e, claro, se aperfeiçoar. Comece tentando ficar de pé, o que deve levar algum tempo. Depois, você pode avançar para outros desafios, como agachamento e utilização de apenas um pé.

Equilíbrio

Como o próprio nome já diz, o principal uso é o de ficar em pé em cima da prancha para desenvolver mais equilíbrio. Assim, com a prática, você consegue melhorar sua estabilidade em qualquer situação.

Fortificação muscular

As atividades com a prancha de equilíbrio são ótimas para os músculos, principalmente dos quadris e do core, como abdômen e lombar. Os movimentos realizados para se manter em cima do objeto fortalecem esses músculos.

Como o uso do equipamento não fica restrito a apenas tentar se equilibrar, é possível realizar vários exercícios, como flexões de braço e agachamento, e, dessa maneira, trabalhar outros conjuntos de músculos.

Prevenção de lesões

Com o fortalecimento dos músculos, a prancha de equilíbrio também auxilia na redução de lesões musculares e ruptura de ligamentos, uma vez que desenvolve a propriocepção, sistema que envolve receptores nervosos dos músculos, ligamentos e tendões, responsáveis por alterações na tensão muscular.

Sua utilização desenvolve uma parte do cérebro que, por meio da propriocepção, corrige a postura do seu corpo inconscientemente.

Foco

Pela natureza do exercício, que exige bastante concentração nos movimentos para se manter em pé sobre a prancha, a prática traz como um dos benefícios o aumento do foco.

Assim, você melhora sua concentração tanto para a prática esportiva quanto para todos os setores da vida, de forma divertida e saudável.

Uma prática esportiva que combina diversão com fortalecimento muscular.

Cuidados com a segurança

Escolha da superfície

Antes de iniciar a prática, você precisa se certificar de colocar seu equipamento em um local seco e plano. Isso é fundamental para minimizar os riscos de quedas e, consequentemente, de lesões.

Cuidado ao redor

Em inúmeras situações será necessário que você salte da prancha rapidamente. Por isso, fique atento, porque você precisará se manter longe de obstáculos e de superfícies escorregadias. Para evitar acidentes, prefira fazer a prática em lugares com bastante espaço.

Ajuda de um profissional

No caso do uso da prancha de equilíbrio para fins de treinamento e de fisioterapia, é indicada a presença de profissionais, como personal trainer e fisioterapeuta, pois o mau uso pode acarretar em um efeito contrário, com mais dores e, nos casos mais graves, novas lesões.

Escolha do equipamento

Como o objeto será utilizado em práticas de grande impacto, é importante escolher um equipamento resistente e de boa qualidade. Se ainda não tem intimidade com a prancha de equilíbrio, vale a pena procurar um profissional para ajudar você a escolher uma que seja ideal para seu perfil.

Calçado

Para melhorar a estabilidade, prefira calçados fechados, mas que dão mobilidade para o tornozelo, como os tênis próprios para treinos. Você também pode escolher ficar descalço mesmo, mas, jamais utilize o equipamento com sandálias e chinelos, que podem trazer mais instabilidades e riscos de queda e lesão.

Apoio

Para os iniciantes, o ideal é começar próximo a um local em que possa se escorar, como uma parede ou um corrimão. Isso é recomendável apenas enquanto se ganha equilíbrio e confiança para realizar os exercícios.

Lembre sempre de utilizar sua prancha de equilíbrio somente em ambientes seguros.

Gostou das pranchas de equilíbrio? Agora que você já conhece todos os benefícios dessa prática, compartilhe esse artigo com seus amigos, para que vocês possam aproveitar juntos essa novidade.

Aloha,

Matheus Hunoff.

Matheus Hunoff: Meu principal objetivo é ajudar os surfistas e atletas a melhorarem seu potencial no surf com movimentos, exercícios e nutrição. Se você está pronto para começar a melhorar o seu corpo, melhorando o seu surf, tornando-se mais eficiente na forma como você treina e surfa, implementando mudanças físicas e nutricionais positivas, participe do Treinamento Surf Evolutivo TSE3.
Posts relacionados